Natureza Intima

livros

Em 2020, lancei os livros Natureza íntima: Fendas de uma Mulher e o Pequeno livro sobre o Puerpério. Neles, registro minhas experiências, conhecimentos, depoimentos de pessoas que atendi, estudos de mestres que são minhas referências e relatos pessoais. Proponho uma reflexão sobre a jornada de se tornar Mulher, reunindo ferramentas para percorrê-la de maneira profunda e autêntica.

Natureza Íntima:
fendas de uma mulher

O livro não é um manual nem um guia de receitas. Minha intenção foi me abrir como canal para que quem lê possa se conectar com o poder que tem dentro de si, seja qual for seu estilo e momento de vida. Escrevi para qualquer pessoa disposta a se olhar e se abrir a novas possibilidades, incluindo homens que se interessam pelos mistérios do universo feminino.

A sensação de escrevê-lo e publicá-lo foi como a de um parto. Algo que plantei no meu ventre e gestei por um bom tempo, com mergulhos profundos nas minhas luzes e sombras. Integrei conceitos e vivências acumulados ao longo dos anos, respeitando todos os tempos cíclicos, até conseguir compartilhar o que estava na minha cabeça, no meu ventre e no meu coração.

Uma das motivações para este projeto foi dividir conhecimento, pois a literatura sobre os temas com os quais trabalho ainda é escassa. São poucos os livros que exploram as sabedorias ancestrais, o lugar do feminino visceral, o conceito de ciclos e a conexão com o corpo como ferramenta de sabedoria.

As práticas e a leitura do livro Natureza Íntima me fizeram acessar algo muito profundo dentro de mim, a compreender melhor a inteligência e sabedoria da nossa natureza cíclica feminina e como isso pode ser uma grande ferramenta de autoconhecimento e de manifestação da nossa potência criativa no mundo.

Maira NisiHead de Design Estratégico, UX e Cultura de Inovação na Suzano

Outra motivação é a minha crença de que o mundo está precisando da cura do feminino. Como humanidade, estamos focados no poder, na força bélica e na ação a qualquer custo, aspectos sombrios da energia masculina. Disponibilizar a energia feminina curada traz equilíbrio e ajuda a harmonizar o momento de atrito e destruição que estamos vivendo.

Nós, mulheres, precisamos despertar como parte do processo de cura da Terra. É hora de oferecermos nosso melhor para este planeta. Se não nos curarmos não curaremos mais nada

O Pequeno livro sobre o Puerpério

Uma alegria compartilhar esse livro sobre o período que sucede o parto. Para a ciência ocidental, esse momento se resume a mudanças físicas e psicológicas em que o corpo feminino tenta retornar ao seu estado “pré-gravídico” – se é que isso existe. Médicos e enfermeiras, geralmente, fazem recomendações básicas nesse período, como repousar, alimentar-se bem e evitar relações sexuais durante os primeiros quarenta dias.

No entanto, para mim, essa fase tem significado muito mais profundo e complexo. É um momento de estar consigo, aproveitar o campo espiritual que se abre com a chegada de um novo ser, mergulhar, pausar, morrer, renascer e ressignificar a vida pela frente.

É um rito de passagem, em que o desafio é proporcional à potência.

É uma ponte a ser atravessada.

É uma iniciação.

Ilustração Flavia Amaral

Jornada da puérpera

Encontros com mulheres gestantes, podendo incluir seus companheiros e companheiras, para se preparar e vivenciar
esse processo iniciático na sua potência máxima.

cadastre-se para para baixar o livro