Me apaixonei por esta planta quando estava grávida da Ana. A Jessica @yogaparaoparto e a Safire, um dia, me levaram um punhado dela seca. O cheiro era maravilhoso e foi penetrando em mim de uma forma indescritível. Logo me apaixonei!
Quando montei minha horta por aqui, plantei a malva, não aquele gerânio de jardim que dá flores, mas esta folha mais crespa e picotada.
As variedades de Malva Sylvestris como chamam é gigantesca.
Ela é muito fácil de reproduzir e replantar. Um galho colocado na terra em alguns meses se torna um punhado mais cheio.
Às malvas aqui ficaram felizes meio embaixo de uma Mirra. Dizem que não gosta muito de água. No fim deste inverno eu a vi florescer pela primeira vez. Uma florzinha delicada rosada/meio roxa. Adoro os arranjos, ficam lindos e um cheiro delicioso. Aquele mesmo aroma que foi minha primeira memória com esta planta.
Por aqui utilizo secas para defumar. E as vezes para respirar melhor. Ela ajuda a desobstruir catarros, usamos como inalação ou chás. Na mesma lógica inalação narinas – pulmão, podemos usá-la na vaporização vagina – útero. Alguns dizem que é afrodisíaca e percebo também que ela pode ajudar desobstruindo e na secura vaginal aumentando a lubrificação tanto nos pulmões quanto nos úteros!
Se quiser experimentar perceba, sinta como cada planta traz sua força e energia vital.
Quem quiser mudas, me avisa aqui nos comentários que posso levar algumas para São Paulo.
Seguimos juntxs a estas maravilhas que são as ervas!