Faz um tempo que esse assunto me chamou atenção. Percebi fortemente meu útero quando tomei a vacina, e ouvi relatos de alteração no ciclo também das mulheres que acompanho.
Venho trazer uma possibilidade para que possamos ser ativas nessas descobertas.
Duas pesquisadoras norte-americanas, Kathryn Clancy e Katherine Lee, reparam mudanças em seus ciclos menstruais após a vacinação contra a COVID-19 e a partir disso criaram um questionário online para coletar mais informações e aprofundar essa relação.
Num artigo publicado na BBC, elas trazem a reflexão de que mulheres foram historicamente sub-representadas em testes clínicos de medicamentos e pesquisas de saúde.
Elas ainda destacam a importância da escuta atenta e da validação dessas experiências relatadas, seja no consultório ou no desenvolvimento de medicamentos e vacinas.
O que foi observado é que como o revestimento do útero faz parte do sistema imunológico, após a vacinação, muitos sinais químicos com potencial para afetar esse sistema estão circulando pelo corpo. Isso pode causar esse desprendimento do endométrio e menstruação precoce.
Quem puder contribuir segue o link do questionário Clique aqui Infelizmente só em inglês. Precisamos de evidência para trazer as particularidades dos nossos corpos aos processos de saúde.
Bóra compartilhar essa pesquisa
Fonte UOL e BBC.