Estou imersa na leitura de “O Cálice e a Espada”, de Riane Eisler, o encanamento é tanto que resolvi trazer como um NI Indica antes mesmo de finalizá-lo.
O livro leva em consideração toda a história humana, desde a pré-história, bem como toda a humanidade com suas partes femininas e masculinas.
A vontade de indicar esse livro começa já pela introdução, que é assinada por Humberto Maturana. Lá ele nos relembra a ideia de pontes de conexão, onde a intimidade vem da qualidade do vínculo que formamos e não necessariamente pelo tempo que as relações existem. Lembrando também que a evolução vem através do cuidado.
Vivencio muito isso nas Rodas de Mulheres e Retiros. Mulheres que se conhecem há pouco, se abrem, partilham e se apoiam e algo se transforma. É muito bonito, potente e esperançoso.
Voltando ao livro, Riane, faz um resgate histórico, por meio da arqueologia, para contar experiências de sociedades pacíficas e igualitárias, baseadas na cooperação e respeito, e mostrar como isso se transformou com a chegada de grupos guerreiros e a imposição da força.
A partir dessa história, Riane discute também as perspectivas que temos para o nosso futuro. Apontando o caminho da parceria, cuidado amoroso, sustentabilidade, inclusão e convivência saudável como o possível.
Numa outra forma de falar: como trazer as habilidades do feminino para um mundo que se tornou excessivamente masculino e desarmônico com estas duas forças?
Como diz Esther Perel, “a qualidade das nossas relações, determina a qualidade das nossas vidas”.
Seguimos, repensando nossas relações e ganhando mais consciência de onde elas partem.
📚 O Cálice e a Espada – nossa história, nosso futuro (362 págs)
Autora: Riane Eisler
Editora: @associacaopalasathena